Já escolheu o seu projeto favorito para 2024?
Circuito Pedonal para Invisuais – Parque Verde da Várzea
Prover o Parque Verde da Várzea de uma estrutura funcional de fruição ao bem-estar e melhoria da qualidade de vida de cidadãos invisuais ou com baixa visão, proporcionando um circuito de utilização autónoma de lazer (caminhada informal) ou atividade física (corrida), materializado em piso táctil de guias direcionais com perímetro circular de 600m.
Partilhar:
Proposta Nº: 18
Proponente: Hélder Fernando Teixeira Andrade Santos
Valor: 19.986,22€
A proposta ora apresentada visa dotar o Parque Verde da Várzea, de uma estrutura funcional de apoio ao bem-estar e melhoria da qualidade de vida de cidadãos invisuais ou com baixa visão, proporcionando um circuito de utilização autónoma para lazer (caminhada informal) ou atividade física (corrida). Este circuito será materializado em piso táctil de guia direcional (laje retangular em cor amarela) e de aproximação (laje quadrangular em cor laranja). Terá uma distância circular 600m, com duas opções: Em piso de relva com 530m; Em piso de relva e calçada 600m (530m + 70m). O mesmo para além de visar a caminhada ou corrida autónoma em segurança, pretende fomentar aos utilizadores estímulos sensoriais, passando propositadamente junto a elementos como Parque Infantil, fonte de água sequencial e árvores, assim como a sua implantação em pisos diferenciados. Terá três chamadas direcionais para o circuito, conectadas com as estruturas envolventes (pisos táteis) já implantadas para a utilização destes cidadãos. O objetivo deste circuito enquadra-se nos princípios de dotar a freguesia de equipamentos de utilização coletiva acessíveis e em qualidade para cidadãos portadores de incapacidades visuais.
A planta do circuito é apresentada aos utilizadores através painel táctil localizado em zona destacada no percurso. Existirá também um painel informativo direcionado aos não utilizadores com o fim de esclarecer a finalidade da infraestrutura.
Partilhar: