Já escolheu o seu projeto favorito para 2024?
Pátio do Pessegueiro
Pretende-se revitalizar o pátio da Associação Estufa para o transformar num novo espaço de vivência cultural ao ar livre, que seja um ponto de encontro com ateliers para artistas plásticos e audiovisuais emergentes, palco para performances artísticas, esplanada multifuncional e bar. Através deste apoio renovar-se-á o espaço fisicamente e fortalecer-se-ão os laços comunitários e a vitalidade cultural da Freguesia em pleno coração do centro histórico de Torres Vedras, celebrando a diversidade e unindo a comunidade através da arte e da convivência ao ar livre, beneficiando também a Biblioteca Municipal desta nova dinâmica que ali nascerá.
Partilhar:
Localidade: Torres Vedras
Proposta Nº: 15
Proponente: Rui Manuel Estrela Silva
Valor: 11250€
No coração do centro histórico de Torres Vedras, nas instalações da Associação Estufa (Instituição de Utilidade Pública), podemos encontrar um pitoresco pátio por reabilitar. A remodelação integral deste logradouro acontecerá para que o espaço, agora fechado, se possa abrir como espaço que sirva todos os cidadãos desta freguesia/concelho.
A recuperação da função dos pátios como pontos de encontro e vivência comunitária tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. A relevância do pátio enquanto espaço público e de comunhão entre a vizinhança é inequívoca, apresentando-se este projeto com o objectivo de explorar todo o potencial do pátio como mais um espaço de comunhão para o Centro Histórico, para a Cidade e para o concelho de Torres Vedras.
Proponho, assim, uma revitalização deste pátio, transformando-o num ponto de encontro. O espaço será
cuidadosamente remodelado para acolher programação cultural diversa, como projeções de cinema, workshops, tertúlias, debates, dias multiculturais e concertos acústicos ao ar livre num palco especialmente dedicado a performances artísticas e oferecer à comunidade um espaço de bem estar e de fruição artística.
A premissa assenta em criar um espaço revitalizado, amplo, aberto e verde, centrado no pessegueiro, devidamente capacitado com:
- Duas boxes abertas para ateliers de artistas com vista a fornecer espaços de trabalho para artistas locais, incentivando a criatividade, a criação, produção e promoção artística na região, nomeadamente atelier de cerâmica e de audiovisuais;
- Um palco especialmente dedicado a performances artísticas, projetada para acolher programação cultural diversa, como projeções de cinema, concertos de música (clássica, jazz, entre outros géneros), workshops, tertúlias e debates, dias multiculturais, entre outros;
- Lounge com esplanada multifuncional e bar apto a servir bebidas e refeições saudáveis (privilegiando produtos da época e produtores da região) para desfrutar durante os pequenos eventos culturais, almoçar em trabalho ou simplesmente relaxar e desfrutar de um momento de descontração ao ar livre com amigos e família.
Este projeto não é apenas uma renovação física, mas também uma oportunidade para fortalecer os laços comunitários e promover a vitalidade cultural de Torres Vedras. Localizado nos bastidores da Biblioteca Municipal e da Associação ESTUFA, este pátio aspira a reunir cidadãos de todas as idades e instituições que desejam compartilhar, celebrar ou apresentar algo à nossa comunidade. Um espaço aberto.
O pátio da Associação ESTUFA – Plataforma Cultural quer passar a ser território de todos e procurará impactar positivamente o concelho onde nos inserimos. Ali serão celebradas diferentes culturas, reconhecendo não só as nossas diferenças, mas também as nossas semelhanças. Este pátio é concebido sem barreiras, muros ou divisões, pois se a arte é uma força tão profunda, capaz de deixar marcas permanentes na nossa maneira de percepcionar o outro, também é aquilo que nos une quando tudo o resto parece falhar.
Submete-se esta proposta no âmbito do orçamento participativo de 2024 para a construção de 2 boxes para acolher ateliers de artistas com vista a fornecer espaços de trabalho para artistas locais, incentivando a criatividade, a criação, produção e promoção artística na região, nomeadamente atelier de cerâmica e de audiovisuais, mas também como forma de fruição da comunidade e interacção com os artistas residentes.
Partilhar: