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Beneficiação do refeitório da escola básica n1 de Torres Vedras
O projecto prevê a beneficiação das salas de refeições do refeitório através do condicionamento acústico (tectos falsos e painéis de cortiça), condicionamento térmico (substituição das janelas) e pintura de parede com tinta de ardósia (permitindo usar este espaço como uma sala multidisciplinar, criar cenários nas aulas de expressão artística, etc).
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Localidade: Torres Vedras
Proposta Nº: 9
Proponente: Daniela Filipa Teodoro Ruivo
Valor: 11994,88€
Com base no questionário anónimo que o grupo de representantes dos Encarregados de Educação da Escola Básica n.º 1 de Torres Vedras levou a cabo no início do ano sobre as necessidades da escola na óptica de quem a utiliza (comunidade escolar). Constatou-se que um dos locais que requeria intervenção são as salas de refeição do refeitório escolar, onde o acondicionamento térmico e acústico é inexistente. Para além disso, foi identificada a necessidade de existir um espaço polivalente para as actividades curriculares que necessitam ser feitas fora das salas de aula. Desta forma, esta intervenção conseguiria alcançar dois propósitos.
Assim, desenvolveu-se um projecto com o objectivo de beneficiar estes dois espaços, que servem todos os alunos da escola, através da melhoria acústica, térmica e visual.
O acondicionamento acústico será feito através da execução de tectos falsos (em placas de 60×60 cm montados sobre estrutura visível) e uma parede com painéis de cortiça (640x950x4 mm) que promovam a absorção do som (talheres nos pratos, ordens das auxiliares educativas, 125 crianças entre os 6 e os 10 anos a comerem, conversar e brincar).
O acondicionamento térmico será feito através da substituição das janelas do alçado principal (3) e tardoz (1), uma vez que ainda se mantêm as originais (datadas de 1950, aproximadamente) e que se encontram muito deterioradas, por janelas de PVC, onde pelo menos um folha por vão será oscilobante para permitir a ventilação dos espaços sem que as crianças se magoem nos vértices. Por outro lado, os painéis de cortiça também aqui desempenharão o seu papel (tripla função – térmica, acústica e decorativa).
A melhoria visual alcançar-se-á através da pintura em tom escuro da parede onde irão ser montados os painéis de cortiça e a parede do alçado tardoz. Nesta, até à altura do “dente” no reboco, a tinta a utilizar será do tipo ardósia, que permitirá aos alunos se apropriarem do espaço e o tornarem deles, através da escrita / desenho com giz da inscrição semanal do menu, criação de murais decorativos alusivos às épocas do ano, encenação de teatros com cenários desenhados por eles, essencialmente espelharem-se naquele “quadro”. Também os painéis de cortiça permitirão a interacção anteriormente descrita, pois com 4 mm facilmente se pendurarão desenhos, pequenas esculturas ou outros enfeites. Haverá muita margem de manobra, só precisarão de imaginação.
No fundo, o grande objectivo é que os alunos desta escola tivessem um espaço de refeição confortável, divertido, agradável e que o sentissem como seu. Para além de ganharem um espaço que possa servir áreas multidisciplinares para vários tipos de actividades e possam ser mais felizes.
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