Já escolheu o seu projeto favorito para 2024?

Clube de Costura Solidária My Moyo

Clube de costura Solidária que apoia famílias, crianças e jovens oferecendo a primeira roupa nova, o primeiro enxoval, o material escolar e material de higiene intima, bonecas Produzido de forma voluntária e gratuita pelas colaboradoras do projeto.

Partilhar:

Localidade: Torres Vedras

Proposta Nº: 4

Proponente: Maria Fátima Frutuoso dos Santos

Valor: 2000,00€

Faço parte de um clube de costura solidário, que funciona nesta freguesia desde 2017 e que já entregou a famílias e crianças mais de 60.000 artigos confecionados pelo grupo, roupa nova, material escolar, máscaras sociais, artigos de higiene intima e bonecas de pano. Entregamos em Portugal e em países de economia frágil, através de missões e associações que já trabalham no terreno. Neste grupo promovemos encontros solidários no espaço, promovemos já mais de 250 encontros, onde costuramos, tricotamos, fazemos entrega e recolha do trabalho que as voluntárias fazem em casa, temos como voluntárias uma comunidade estrangeira, que se conheceram no projeto e que o promovem de forma ativa na sua comunidade. E ajudamos a combater o isolamento social, com os nossos eventos e encontros, damos formação de costura gratuita, aberta à comunidade, abrangendo várias gerações, ajudamos a capacitar através da costura e que pessoas seniores encontrem um objetivo lúdico e de enorme utilidade a nível global. Promovemos a doação de artigos em gênero e desta forma acabamos por apoiar de forma direta o comércio local, retrosarias, lojas de tecidos, loja de artigos de criança e de artes. Publicando sempre os donativos, todo trabalho executado e entregue, tendo consciência do esforço de quem doa e respeitando ao máximo todas as doações entregues. Contamos com mais de 60 voluntárias distribuídas pelo país . Em 2022 conseguimos finalmente ter um espaço para o grupo poder funcionar sem limitações de arrumação e tempo de utilização, tendo sido feito um investimento para mobilar o espaço e torná-lo acolhedor e atrativo.

O uso do espaço apesar de ser o ideal para o funcionamento e logística de todo este movimento, envolve despesas que não tínhamos, como a renda, luz e o mobiliário e as outras despesas como, avarias de máquinas de costura e a aquisição de artigos que muitos não podem doar, mas que necessitamos para fazer face aos pedidos vindos por parte das organizações no terreno. E para isso temos que pedir apoio financeiro para fazer face a esta nova realidade. Vemos no Orçamento participativo o apoio extraordinário que necessitamos nesta nova fase do projeto e que nos permitirá estarmos tranquilas e focadas na realização da nossa missão, ao invés de estarmos preocupadas na angariação de dinheiro, para podermos manter o nosso projeto aberto e a funcionar. Esta é uma missão de grande importância, a nível social na Freguesia, com o envolvimento da população e a nível Nacional e Internacional, onde com o nosso trabalho conseguimos estar presentes em países onde existe uma grande fragilidade humanitária, trazendo um pouco de proteção cor e alegria a quem tão pouco tem. Uma parte muito importante do nosso trabalho, prende-se também com a Pobreza menstrual, onde meninas deixam de ir à escola por terem o período e não terem forma de se proteger, já entregamos mais de 2000 absorventes higiênicos reutilizáveis e contamos só este ano entregar mais de 1500. Assim como as fraldas reutilizáveis para proteger os bebes que já entregamos cerca de 400 unidades Não queremos de forma alguma tornar este projeto dependente de donativos em dinheiro, mas a nova realidade de facto faz com que pontualmente seja necessária esta ajuda, porque não pagamos renda, nem luz com trabalho. Temos nas paredes do nosso espaço todas as despesas e todos os donativos em dinheiro declaradas mensalmente, para que todos vejam o que recebemos e de que forma utilizamos as doações em dinheiro, para que seja sempre clara a utilização destes donativos. Porque respeitamos todas as doações, porque sabemos que muitas vezes quem doa, tem também necessidades. E principalmente porque temos consciência que é muito fácil desviar uma coisa que não se vê. Desta forma, mostramos tudo, quem faz, quem doa, quanto doam, quanto gastamos, onde gastamos. Partilhando sempre esta informação nas redes sociais em página aberta a TODOS. Desta forma eu, em nome do todo o grupo MY MOYO venho apresentar a minha candidatura ao orçamento participativo da minha freguesia e onde se encontra também este projeto.

Partilhar:

As votações para o Orçamento Participativo 2024 começam no dia 15 de Maio.

Aguarde!

As votações para o Orçamento Participativo 2023 estão encerradas.

Brevemente divulgaremos o resultado!

Voto único

Pode votar num único projeto candidato. 

ATENÇÃO: Escolha com atenção o projeto em que deseja votar. Se votar mais que uma vez, apenas será considerado o último voto.
ATENÇÃO: o Nome e o número do Cartão de Cidadão devem estar corretos para que o voto seja válido.
ATENÇÃO: Escolha um email de fácil acesso, pois precisará confirmar o seu voto por este meio.
Esta página web utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para fins estatísticos. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Encontre aqui a nossa Política de Privacidade e Cookies.